segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Receitinha da Larica: Risoto de Frango roots!

Ilustração: Mel Votta

Um casal de amigos da Jurema sempre se reunia pra jantar, papear, falar besteira, enfim, o que fosse conveniente. Mas claro que comer em primeiro lugar! Até hoje não sei como nunca foram gordinhos ou chegaram perto às tendências do gênero pela quantidade de comida e pelo tempo que falavam de comida! Acho que era proporcional a.... deixa pra lá!
Bom, num desses jantares, Jurema decidiu por em prática suas mãozinhas culinárias e pratos exclusivos que ela mesma criara ou aperfeiçoara com receitas quase impossíveis de fazer ou de gosto duvidoso.
Receita baratíssima, prática, rápida e que enche a barriga de qualquer um (a não ser dos vegetarianos, que na boa, vão comer alface e legumes na manteiga, vai!): Risoto de frango. Mas peraí, não é o risoto convencional não, muita calma nessa hora. Faça e comprove! Anote aí!

Ingredientes:
½ kg de peito de frango cortado em cubos
½ kg de arroz integral ou tio João
1 copo de vinho branco
½ barra de manteiga
1 saquinho de queijo parmesão ralado (ou outro queijo que derreta)
1 cebola grande picada
1 caldo de frango
Azeite para dourar

Modo de preparo:
Frite a cebola e o frango em uma panela com uma colher de copa de azeite. Acrescente o arroz e vá colocando o caldo de frango já dissolvido na água aos poucos e mexendo. Coloque água suficiente para cobrir o arroz e tampe. Espere que seque um pouco e vá acrescentando a água. Quando o arroz estiver quase pronto, acrescente mais água e mexa (sim, mexa sem dó). Deixe a água secar um pouco (bem pouco) e acrescente meio copo de vinho branco e não pare de mexer. Depois acrescente a manteiga e mexa sem parar. Por último o queijo ralado , mexa e desligue. Sirva com salada de pepino com iogurte e acrescente umas gotinhas de pimenta, daquelas arretadas e atrevidas mesmo, sabe?

2 comentários:

  1. Bateu A FOME, Jurema! Como faz?
    Estou louca para arranjarmos uma data e um local para prepararmos um jantarzinho, como aquele indiano que fizemos certa vez. Hummm! (curryzinho)
    Saudades dos teus dotes culinários!
    Beijão, boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras, sis. Muito obrigada pela receita!
    Vamô comê, vamô comê!
    Beijos amore!

    ResponderExcluir